Interfaces de Vídeo

Desde a gravação da nossa vídeo-aula, as interfaces de vídeo para computadores evoluiram muito, tanto em relação a velocidade quanto a qualidade de imagem e resolução. Para suportar essas mudanças, foram necessárias a criação de novos conectores na placa-mãe quanto na interface entre o adaptador de vídeo e o monitor.

No lugar dos conectores DB-9 ou DB-15, as interfaces atuais contam com conectores DVI ou HDMI. Os laptops ou notebooks podem possuir também conectores do tipo DisplayPort. Muitas interfaces de vídeo atuais possuem 2 ou mais conectores diferentes (dual head), permitindo que sejam utilizados 2 ou mais monitores simultaneamente em cada computador.

A seguir, uma breve descrição dos conectores extraida da Wikipédia (pt.wikipedia.org).

DVI

O Digital Visual Interface (DVI) é um padrão de interface de vídeo criado para melhorar a qualidade dos dispositivos de vídeos digitais, como monitores LCD e projetores digitais. Esse padrão foi criado por um consórcio de indústrias, o Digital Display Working Group (DDWG). Inicialmente esse padrão foi projetado para transportar dados digitais não comprimidos para o vídeo. Ele é compatível com o padrão High-Definition Multimedia Interface no modo digital (DVI-D e DVI-I). O padrão DVI pode operar de duas formas:

    • DVI Analógico: Transporta informações em modo analógico.
    • DVI Digital: Transporta informações de imagem digitais para a tela.
Conector DVI macho

HDMI

High-Definition Multimedia Interface (HDMI) é uma interface condutiva totalmente digital de áudio e vídeo capaz de transmitir dados não comprimidos, representando, por isso, uma alternativa melhorada aos padrões analógicos, tais como: Radio Frequência, Cabo coaxial, vídeo composto, S-Video, SCART, vídeo componente, Terminal D e VGA. O HDMI fornece uma interface de comunicação entre qualquer fonte de áudio/vídeo digital - como Blu-ray, leitor de DVD, computador, consoles de videogame, Amplificadores Áudio/Vídeo, set-top box - para qualquer dispositivo de som ou vídeo digital, como monitor de computador e TV digital.

O HDMI suporta através de um único cabo qualquer formato de vídeo TV ou PC, incluindo resoluções padrão (480i/p, 576i/p), alta definição(720p, 1080i/p) e na especificação 1.4, 4k x 2k (2160p), e até 8 canais de áudio digital, sendo o sinal (áudio/vídeo) codificado em TDMS (Transition Minimized Differential Signaling) para transmissão digital não comprimida através do cabo HDMI, de acordo com a norma do Consumer Electronics Control. O HDMI é também compatível com o High-bandwidth Digital Content Protection (HDCP), um sistema anti-pirataria.

Conector HDMI Macho
Conector HDMI Fêmea

DisplayPort

DisplayPort é uma interface de vídeo desenvolvida em 2006 pelo consórcio Video Electronics Standards Association (VESA). A Interface é usada para conectar uma fonte de vídeo ao dispositivo de exibição, apesar de também poder transmitir áudio, USB, e outras forma de dados.

Em 2010, diversas empresas da área, incluindo Intel, AMD, Dell, Lenovo, Samsung e LG, anunciaram que as tecnologias FPD-Link, VGA e DVI-I começariam a sair do mercado, sendo substituídas por DisplayPort e HDMI.

Conector DisplayPort
Receptáculo DisplayPort

Sendo um padrão aberto, não há necessidade de um desenvolvedor pagar royalties para colocar uma interface DisplayPort em seu produto.

Em substituição às resoluções CGA/EGA/VGA/SVGA surgiram os modos HD e seus derivados resolução até 1920 colunas por 1080 linhas (aproximadamente 2 k pixels). Atualmente estão em implantação os modos 4k e 8k de resolução de imagem, ou seja, 4 k e 8 k pixels.

Comparação entre resoluções de vídeo

Capacidade de Processamento

Uma evolução muito importante foi também na capacidade de processamento das interfaces de vídeo, que passaram a não mais possuir somente memória, mas também um conjunto de processadores de vídeo para que imagens em 2D e em 3D pudessem ser geradas sem causar grande impacto no processamento geral do computador, permitindo jogos mais realistas.

Atualmente a capacidade de processamento vetorial das interfaces de vídeo é tão grande que muitas aplicações científicas utilizam os processadores de vídeo para acelerar os seus cálculos. Um exemplo é a plataforma CUDA da NVIDIA.

Tipos de Interfaces com a Placa-Mãe

Em substituição às interfaces ISA, VLB, PCI e AGP atualmente as interfaces de vídeo utilizam o barramento PCI-e. Com o aumento da velocidade das interfaces USB, algumas interfaces de vídeo externas passaram a existir, servindo como dispositivos de vídeo secundários.